sexta-feira, 4 de novembro de 2011

'deus te salve!'

é o que a maioria das pessoas diz, após alguém espirrar... Mas, deus me salve de quê? Do meu espirro? Eu estou a banhar toda a gente à minha volta com muco nasal, mas, deus me salve a mim? Além disso foi só um espirro, não foi como se tivesse desenvolvido um tumor cerebral naquele preciso momento! Parece-me uma expressão excessivamente dramática. E sim, eu sei que há diversas explicações para a expressão - sendo a mais pertinente que a expressão surgiu na idade média, quando uma simples constipação era potencialmente fatal. Isto faz da expressão obsoleta, a menos que o indivíduo em causa padeça do síndrome da imunodeficiência adquirida - que é apenas o termo leigo para SIDA.
Às vezes as pessoas também dizem 'viva!', o que é realmente estranho, dado que neste contexto me parece ser o exacto oposto da primeira expressão. Enquanto uns são demasiadamente zelosos, outros parecem festejar descaradamente a possibilidade de eu estar doente. Esses cabrões!
Há também quem diga 'santinho!' - aparentemente qualquer um pode ser chamado de santo, por apenas ter espirrado. Algo que, se formos justos, é um critério tão exigente como o que a igreja católica tem relativamente à canonização. [1]
Já esta, nunca entendi: 'olha o balão!'. Qual balão?! Nem sequer é S. João! E também não me lembro de ver alguém a sobrevoar a minha casa num balão, para o qual eu pudesse olhar de cada vez que espirro! Não me lembro sequer de ver alguém a viajar num balão, agora que penso nisso. Por isso desculpem-me, mas não sei de que balão é que estão a falar!
Por fim, há aqueles que exclamam 'urso!', ou a variação da expressão no título 'deus te abafe!'; e normalmente esses são os nossos amigos.
Já eu, quando alguém espirra, grito 'cachalote satânico!', o que além de ser original, dá ao indivíduo em questão algo em que pensar, mas não muito; apenas o suficiente para reflectir enquanto se livra do cordão de ranho com 10cm que ficou pendurado no nariz, após ter espirrado.

É curioso como esta coisa das expressões pós-espirro é mais complexa do que parece, não é?


[1] actualmente existem mais de 10.000 santos nomeados pela igreja católica.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...